jump to navigation

MAGALHÃES

Clique no modelo do seu Magalhães.

BLOG EM OBRAS!!!

Changelog:

 

Perguntas Frequentes

Pergunta: É possivel instalar o sistema num cartão SD de 16GB ou 32 GB?

Resposta: Antes de responder apresento os factores positivos e negativos:

Factores Positivos:
– Preço do cartão SD inferior ao do disco rígido;
– Pode utilizar o Linux (ex: Parted Magic 6.x) ;

Factores Negativos:
– Tempos de leituras francamente inferiores a partir de SDs;
– Impossibilidade da instalação directa do Windows XP ou do Windows 7 em suportes SDs ou USBs;
– Algumas instalações do Windows foram adaptadas (castradas) servindo só de suporte informático, sem compatibilidade no hardware (placas de som, vídeo, wireless, rede, internet);
– Não é possível a implementação de uma das Recuperações presentes no Blog em cartão SD.

Assim, se a ideia é aplicar uma das Recuperações presentes no Blog em cartão SD, os guias que suportam a implementatação das recuperações não se aplicam. Por assim dizer, este Blog não suporta este tipo de solução.

Pergunta: Devo ter cuidados na escolha do disco para o Magalhães1?

Resposta: O amigo Paulo Pinto responde assim:

“Como os Mag1 dos meus gémeos já passaram da garantia resolvi mudar os discos para discos de 60Gb. Comprei dois discos Hitachi ZIF 1.8, que funcionam, mas queria deixar aqui alguns alertas para quem quira fazer o mesmo,
Os discos Hitachi que comprei (HTC426060G8CE00) tem 8mm de espessura. O disco Samsung que vem no Mag tem 5mm. Não dá para colocar a borracha de protecção do disco porque depois não se consegue fechar a tampa. Sem a borracha ele fecha. Assim, aconselho a consultar o seguinte site http://www.rockbox.org/wiki/HardDriveReplacement onde se pode ver as características do disco e comprar um disco que caiba. (por ex. o Samsung HS06THB ou o Toshiba MK8022GAA seriam uma melhor escolha para este efeito).
Outro problema é a fita. Os contactos no disco são na parte superior da fita enquanto os da Mother Board são no inferior (flip). Isto não é logo visível, mas se tirarem a fita do disco (ver como se coloca/tira a fita do disco em http://www.digitalintelligence.com/support/zif_hard_drive_enclosure na imagem do Step 2) vão perceber o que eu estou a dizer. No caso dos Hitachi a fita tem de ter os contactos do mesmo lado. Já vi queixas que o Mag não reconhece discos que (supostamente) são compatíveis, e afinal o problema pode estar na fita, ou no tipo de fita utilizada (FFC 40 para ZIF 1.8).
Abraço a todos”
Paulo Pinto

%d bloggers like this: